eTwinning

2014_etwinning.jpg

O eTwinning surgiu em 2005 integrado na ação do Programa de eLearning da Comissão Europeia. Em 2007 integrou o Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida (Life Long Learning) e, desde então, não tem parado de crescer. 

O eTwinning tem como objetivo principal criar redes de trabalho colaborativo entre as escolas europeias, através do desenvolvimento de projetos comuns, com recurso à Internet e às Tecnologias de Informação e Comunicação.

A ação eTwinning foi criada para dar às escolas a oportunidade de aprenderem umas com as outras, de partilhar pontos de vista e de fazer amigos. Pretende-se promover a consciência do modelo europeu de sociedade multilingue e multicultural. Pode definir-se eTwinning como uma associação a longo prazo de no mínimo duas escolas de dois países europeus, que utiliza as TIC para desenvolver em conjunto uma atividade pedagógica relevante.

Sobre EBI FFD

A EBI Francisco Ferreira Drummond é uma escola situada no sudeste da ilha Terceira, criada em 2011, e a sua comunidade educativa, maioritariamente rural, é composta pelos núcleos populacionais da Vila de São Sebastião, Vila de Porto Judeu e Feteira, num total de 7000 habitantes, aproximadamente. Enquanto unidade orgânica do sistema educativo regional, é composta por dois polos escolares: a Escola Básica 1,2,3/JI de São Sebastião, com cerca de 420 alunos, e a Escola Básica 1/JI de Porto Judeu, com cerca de 100 alunos. A estes alunos junta-se um conjunto de cerca de 80 profissionais de educação, entre professores (cerca de 75) e técnicos superiores (4), enquadrado por um conjunto de cerca de 40 assistentes técnicos e operacionais e colaboradores, alguns dos quais ao abrigo de vários programas de apoio social.

   O eTwinning na Escola Básica Integrada Francisco Ferreira Drummond tem mantido a sua energia e cada vez mais conseguiu envolver docentes, alunos e comunidade educativos nos projetos desenvolvidos.

      Em cada ano letivo, a escola através de formações online e dinamização de pequenas sessões de "Primeiros Passos no mundo Etwinning" tem aumentado o entusiasmo do seu corpo docente em relação a esta inovadora e enriquecedora plataforma que nos une à Europa e não só.

        Para a EBIFFD, uma escola de pequena dimensão numa periferia da Ilha Terceira, o acesso ao mundo, aos parceiros, às vivências, às ideias novas, aos projetos desafiadores cativam cada um dos novos utilizadores ativos na nossa escola. Neste momento, a escola possui vários projetos ativos e no ano passado, os professores receberam alguns prémios com Selo Nacional de Qualidade, bem como frequentaram várias ações, webinars e eventos educativos relacionados com a plataforma.

Os Primeiros Passos

no Mundo eTwinning

Outubro, 2020 

 

No âmbito da disseminação da plataforma eTwinnining e tendo em conta as diretrizes emanadas no Plano Educativo de Escola, no que concerne à formação profissional do corpo docente e à constante inovação tecnológica teve lugar uma formação de explicação base ao uso da plataforma e de todas as mais-valias inerentes ao uso da mesma.

Os professores envolvidos aprenderam uns com os outros, partilharam práticas e ideias, e  conseguir ter a percepção da abrangência da plataforma  que acaba por ser considerada a maior rede de professores do mundo.

e-Safety: importância

Janeiro e Fevereiro, 2021 

 

O eTwinning  é considerado como uma ferramenta segura para que os profissionais de educação (professores, conselho excutivos, alunos, etc.) que trabalham em escolas dos países europeus envolvidos possam comunicar, colaborar, desenvolver projetos e partilhar. Os professores que se registam no eTwinning são verificados pelo Serviço Nacional de Apoio (NSS) e são validados para poderem utilizar todas as funcionalidades do eTwinning.

Existem, contudo, questões relacionadas com a segurança na Internet e uso indevido de informações confidenciais. Assim para a segurança de todos, professores e alunos devem ter atentos e conscientes de determinadas atitudes e medidas a considerar. Todos os cidadãos do mundo atual são também cidadãos do mundo digital, que necessitam de compreender quais os seus direitos e responsabilidades. 

Os alunos da EBI FFD realizaram vários cartazes de sensibilização para o ciberbullying, bem como enfatizaram a importância de respeitar o próximo,  dizendo não às agressões físicas.

Alguns destes trabalhos foram fruto de Domínios de Autonomia Curricular entre as aulas de Inglês e TIC, com as docentes Vanda Várzea e Marília Gomes. Estes cartazes foram realizados no ano letivo 2019/2020 e, devido à pandemia, foram disseminados e afixados no início do presente ano letivo por várias salas de aula, em canais digitais com o grupo fechado do Facebook e nas páginas oficiais.

Pensa bem...

pensa.jpg
pensa nos conteudos que publicas.jpg
contacts.jpg
cidadania digital.jpg

No 1.º Ciclo...

ubbu.jpg
cyber segurança.jpg
Portugal_Azores (1)
pan
2014_etwinning
Portugal_Azores (1)
sid211
etwinning school

© 2021 EBI Francisco Ferreira Drummond

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now